17/02/2015

Carnaval - uma reflexão


      Que eu não goste de carnaval, isso não é segredo para ninguém. Mas uma coisa eu sempre observo. Coisas do tipo " a mulata do Carnaval", o negão da bateria, a fantasia da  "Nêga Maluca" sempre são destaque nesta época do ano. O Carnaval está vinculado ao negro. Termos de séculos atrás ainda são usados hoje em dia e as pessoas acham engraçado. Uma pessoa me disse há uns dias atrás: "Eu vou sair no Carnaval fantasiada de você!". Achei engraçado e já imaginei a pessoa de peruca black power. Além das minhas suspeitas se confirmarem, a pessoa ainda saiu no desfile do "Bloco do Cabelo Duro". Perdeu totalmente a graça!
      É claro que estes termos irão demorar muito para serem excluídos do nosso vocabulário. Não será hoje nem amanhã. Isso demora séculos. Como na música que Sandra de Sá canta, que chega a ser um hino para todos nós,negros, a música Olhos Coloridos fala os termos mais odiados por nós:

"Mas verdade é que você 
(Todo brasileiro tem!)

Tem sangue crioulo
Tem cabelo duro
                 É Sarará crioulo..."             
 (Olhos Coloridos - Macau / Sandra de Sá)


     Não estou dizendo que eles quiseram ser racistas nesta música, pelo contrário. Fala exatamente dos termos usados por brancos para nos ofender.  Isso está enraizado na nossa cultura e , infelizmente, não sairá tão facilmente. Vemos estes termos servindo de ofensas para nós, quando na verdade deveria ser de orgulho. E a história desta música é bem peculiar. O autor , no auge dos anos 70, teve um desentendimento com um sargento que também era negro. E o autor disse a ele: O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,autor-do-hit-olhos-coloridos-estreia-apos-42-anos-de-carreira,905519O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,autor-do-hit-olhos-coloridos-estreia-apos-42-anos-de-carreira,905519O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,autor-do-hit-olhos-coloridos-estreia-apos-42-anos-de-carreira,905519O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,autor-do-hit-olhos-coloridos-estreia-apos-42-anos-de-carreira,905519"Qual é o problema com o meu cabelo? Qual é o problema com a minha roupa? Se você tira essa farda é um sarará crioulo, que nem eu!". Esse desabafo lhe rendeu uma noite na cadeia. A música foi feita em protesto, regravada anos depois por Sandra de Sá e se tornou um hino.
     No Carnaval eu faço uma reflexão. Será que um dia veremos esses termos e expressões racistas acabarem? Será que um dia veremos essas chacotas com o povo negro , deixando de ser fantasias de carnaval? Não que sejam proibidos,mas que saiam da consciência das pessoas que é uma forma de ridicularização.
Chega disso!











Nenhum comentário:

Postar um comentário