13/10/2015

O que aprendi na minha transição


      Transição é o momento em que você abandona todo o tipo de química que mexe na estrutura do cabelo para ter o cabelo completamente natural.
      Quando decidimos passar pela transição, abandonamos não só a química, mas o desejo de ser "igual", de ser padronizada nos moldes da sociedade que mostra que cabelos bonitos devem ser somente os lisos. A transição não é nada fácil. Quando decidi mudar, em janeiro de 2014, fui atrás de informações e inspirações. Tive muito medo de fazer o B.C. ( Big chop, grande corte). Mas cortei boa parte do cabelo que já estava estragado. Tive altos e baixos na estima. Quando você abandona a imagem do cabelo grande e adota outro visual, lutamos contra nós mesmos. A aceitação do que está por vir é uma luta diária.Repito: não foi fácil!
      Eu aprendi a ter paciência. Essa é uma virtude que não tinha e tive que aprender a cultivar. Quanto mais eu olhava aquele cabelo curtinho, mais eu queria que eu acordasse no dia seguinte com ele grande. Queria uma mágica infalível, uma receita milagrosa para que ele ficasse lindo e perfeito como das moças que via na internet.
       Aprendi que o cabelo tem o seu ritmo. Não adianta eu fazer receitas milagrosas que ele não vai reagir como a gente quer. É preciso seguir uma rotina. Tem que hidratar, nutrir, cuidar da alimentação, usar produtos bons e beber muito líquido. A saúde dos cabelos é proporcional a saúde do corpo.
      Eu também aprendi que nem sempre os produtos mais caros são os melhores. Testei muitos, detestei alguns e gostei de outros. Independente do preço, o que vale é a composição.
       Nesta fase, algumas pessoas vão te elogiar, muitas vão te questionar e outras irão te ironizar. Sua força de vontade será essencial para passar por esta fase. Muitos não entenderão o por quê da sua atitude, outros encararão como mais uma  "modinha" e até mesmo risos sarcásticos tentarão destruir seus planos. 
       Não sei o que pode pesar mais, só sei que é uma mistura de sentimentos. E se você não estiver determinada a passar por esse turbilhão, de nada adiantará.
        Aprendi que os primeiros passos são fáceis. À medida que você caminha o caminho vai ficando árduo até que você desista ou aguente até o fim. Nos primeiros meses meu cabelo reagiu de um jeito, no 4º mês ele mudou completamente e por fim, ele se transformou em algo completamente novo para mim.
      Transição é conhecimento. É a oportunidade de você descobrir mais sobre  o seu cabelo. É troca de experiências.
      Viva intensamente este momento. E se você desistir, não vamos te julgar. cada um deve procurar aquilo que lhe faz bem!
         Corra e vá ser feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário