29/03/2014

Cabelo natural x cabelo com química

       Olhando assim, nos parece um assunto bem irrelevante. Mas esta polêmica tem crescido dia após dia, principalmente nos grupos sobre cabelos nas redes sociais. Inicialmente, o foco era ter o cabelo mais natural possível, incentivar e valorizar os cachos. Mas o que vemos agora são grupos de meninas que conseguiram se livrar da química rapidamente ou que nunca usaram contra quem ainda não se "libertou".Chega a ser até engraçado, pois alguns grupos vão se perdendo a finalidade para o qual foram criados e começa a guerra das vaidades entre pessoas "puras" e "impuras". Vemos em posts criados por membros a fim de sanar alguma dúvida meninas respondendo coisas do tipo: "Graças a Deus não uso química!", "Nunca usei,Deus me livre!", "Meu cabelo é naturalíssimo!", e por aí vai...E as discussões se alastram e parecem não terem fim. E o que acaba se criando é um novo tipo de bullyig: contra as meninas que usam química. Essas, coitadas, preferem mentir ou omitir que usam química para não serem discriminadas e aceitas no grupo.
      Pensem comigo: já foi tão difícil que a sociedade nos aceitasse com os cabelos crespos ou cacheados, que nós mesmas nos aceitássemos com as características de negras brasileiras que somos, ainda temos que passar por mais essa, que depois de acabar com  a padronização do cabelo liso que é bonito, agora só o cabelo natural é bonito. Como assim? Por que tem que ter um padrão ? Por que é tão difícil aceitar o que o outro decidiu para ele mesmo? A valorização do cabelo cacheado e crespo é uma conquista, uma luta diária. Mas esta nova divisão só vem a mostrar que a intolerância está tomando conta e também tomando partido. 
      A falta do respeito ao que o outro escolheu e a exclusão de uma classe é algo inadimissível. Não devemos nos calar frente a essa ignorância. A valorização da imagem exagerada e o protótipo a ser seguido é realmente uma prova de ignorância. Meninas, deixem de lado esta infeliz ideia de que o cabelo cacheado e crespo só é bonito se ele for sem química. Nós vivemos uma ditadura do cabelo liso por anos e anos.Estamos nos libertando aos poucos.Há mulheres que usaram química por toda a vida e agora estão sendo encorajadas a se assumirem naturalmente. Isso não acontece de um dia para o outro. Requer tempo, aceitação, cuidados especiais. E essas mulheres devem ser bem recebidas nos grupos, não rejeitadas!
      Eu usei química a minha vida toda.Mais de 20 anos alisando e relaxando o cabelo. Agora estou em transição. E fico muito ofendida e chateada com essas meninas que esnobam e diminuem quem ainda não conseguiu largar a química. Quando falo química, falo de relaxamento, alisamento, tintura, permanente, etc. Não tem sentido! Garotas que apenas fizeram  progressiva uma vez na vida, lá na adolescência se acham no direito de esnobar que  ainda está começando a se aceitar como cacheada/ crespa. Para tudo! Não é assim que funciona! Cacheadas e crespas, uni-vos em nome da liberdade!
      Chega de exclusão!


2 comentários:

  1. Ja usei meu cabelo natural e minha escolha foi a de usar química, conheço a textura de meu cabelo 4c muito bem e por questão de gosto (o q é algo muito pessoal) acabei nao me reconhecendo no espelho, pois gosto de cachos,sempre gostei e meu cabelo nao me permite isso. Preciso realmente aceitar meu cabelo natural sem levar em conta se sou ou não feliz? Essa nova ditadura natural é muito triste pois nao permite o que mais importa, a verdadeira resposta pra pergunta: como vc se sente com seu cabelo? Ahh, gostei dos eu blog, ótima postagem. atéੴ

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Karla.Essa "guerra" tem me incomodado bastante, pois isso não deveria acontecer entre as cacheadas, já que a proposta inicial era nos livrarmos da ditadura da chapinha. E se a colega quer usar química, por que não respeitar? Se a outra usa o cabelo natural, por que ela deve ser considerada melhor do que as outras? Triste isso. Muito obrigada pelo seu comentário! Abraços

    ResponderExcluir