09/02/2014

A internet e o racismo

Gente, quando se fala em cabelos cacheados ou crespos não tem como escapar das famosas piadinhas sobre eles.Quando se quer maltratar uma pessoa negra, um dos primeiros alvos é o cabelo. Quem já passou por isso sabe bem do que eu estou falando. Quando criança, eu ganhei muitos apelidos e fui vitima de brincadeiras de mau gosto. Apelidos como: cabelo duro,  Bombril, palha de aço,cabelo ruim eram comuns e infelizmente ainda são. Em um grupo do qual faço parte no Facebook (sobre cabelos cacheados) foi postada essa semana  uma foto de uma linda modelo de cabelos crespos, totalmente natural, muito bem cuidado e arrumado.Maravilhoso! Em meio aos inúmeros elogios, uma pessoa escreveu: "Parece um monte de Bombril!". Para mim foi o fim da picada! Eu quase não acreditei que em pleno 2014 uma pessoa pudesse escrever isso assim, tão explicitamente! E o pior que a pessoa que escreveu era uma mulher negra de cabelos crespos. Após muita revolta e protestos no grupo, ela foi banida. Mas ficou marcado para mim. Fiquei realmente impressionada com tal atitude.Ainda mais vinda de uma negra!Como é possível ainda hoje as pessoas se referirem aos cabelos crespos desta forma? E atualmente, com o advento da internet,  as pessoas não tem medo de colocar este tipo de comentários nas redes sociais. Atrás da tela do computador elas estão protegidas, ou pelo menos pensam que estão. Não sofrerão punições ou as pessoas não reconhecerão seus rostos. Mas nem tudo é o que parece. Pouco tempo atrás um adolescente colocou um anúncio em um site de compra e venda famoso na rede vendendo negros como escravos. Pensando que ele  ficaria impune,  pois para ele foi só uma brincadeira. E muitos internautas riram e debocharam, dizendo se tratar só de uma brincadeira mesmo. Mas, ao meu ver, nestas brincadeiras é que se escondem os racismos nossos de cada dia.Depois de muita repercussão o site tirou o anúncio do ar e os pais do adolescente foram indiciados e responderão ( junto com o menor) por crime de racismo. E eu nem vou falar destes Stand ups que estão por aí...Tudo é muito divertido quando se trata de chamar o outro de "negão", "nega do cabelo duro" e "macaco". Triste!
Passeando pelo Facebook, vemos posts de mensagens e piadinhas racistas neste mesmo nível. Brincadeiras! Essa é a justificativa para quem as faz. E o que é mais deprimente são os comentários dos internautas  em seguida. Zombarias e apoio ao racismo velado ou explícito. Uma ofensa aberta a população negra, que é a maioria em nosso pais. Trouxe para vocês algumas que encontrei:





Isso não é brincadeira. Isso é RACISMO!!!
Com todas as letras! E enquanto tiver pessoas achando isso engraçado, haverá outra criando e compartilhando esse tipo de coisa. Isso é uma ofensa moral a todas as pessoas de cabelos crespos e cacheados, todos os negros. Há uma linha tênue entre o humor e a ofensa. Muitos ultrapassam sem perceber ou fingem que não percebem. 
Brincadeiras deste tipo mechem com a auto estima e segurança de muitas pessoas. Devemos lutar contra esse tipo de piadas, contra as atitudes racistas e a forma que tratamos e somos tratados.

Abaixo toda forma de racismo!
Soltem os cachos e libertem-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário