22/02/2014

Cabelo cacheado agora é moda?


        Cuidar dos cabelos sempre foi uma das atividades preferida das mulheres.Não é a toa que as empresas de cosméticos lançam todos os dias novos produtos para conquistar as mulheres de todas as etnias.Mas o que vem ganhando espaço nos últimos anos são os produtos para cabelos cacheados. Tendo essa facilidade, ficou melhor para nós cacheadas cuidarmos dos cabelos. Mas não era assim !Há mais ou menos dois anos atrás podíamos ver no mercado diferentes tipos de escovas para alisar os cabelos: escova marroquina, escova inteligente, escova japonesa...Cremes, alisantes, chapinhas, e por aí vai! Tudo para deixar o cabelo liso, padrão europeu. As maiores consumidoras destes produtos, claro, eram as mulheres de cabelo cacheado e crespos. Com  o passar do tempo e o uso excessivo destes produtos, o que vemos são muitas mulheres arrependidas e de cabelos danificados. Então, alguém disse: "Ei, chega disso! Não quero mais ter o cabelo liso!Ter esse cabelo que não é meu!". E essa pessoa resolveu abandonar todos estes artifícios que aos poucos iam  fragilizando e maltratando o seu cabelo. Não sei se começou pelo Big Chop ( grande corte), mas essa pessoa começou uma revolução! E como para uma revolução ter início, basta que uma pessoa dê o grito. Quando as outras ouvem e resolvem aderir, aí, amiga, tudo se transforma!
         Começaram , então, a surgir homens e mulheres de cabelos naturais, sem química alguma. E o número de pessoas que aderiam a eles só foi aumentando.Nos filmes, novelas e comerciais começaram a aparecer atrizes e atores com os cabelos naturais e crespos. As pessoas começaram com essa aceitação de si mesmos e essa ideia foi propagada. Nas redes sociais vemos centenas de grupos e páginas destinadas aos cabelos cacheados e  crespos com número surpreendente de membros.
        Então, a mídia se deu conta disso. Esse assunto tem sido matéria de jornais e programas de beleza. Por um lado é muito bom, ao meu ver. Pois, ajuda e propagar essa ideia. Por outro, tratar como moda tem sido o ponto da discussão: o que é moda passa.
         Vejamos pelo fator histórico: Há séculos atrás, o cabelo crespo e cacheado era uma característica somente das pessoas negras e escravas de descendência africana. Como a maioria dos países foram colonizados pelos europeus, o cabelo liso era tido como o cabelo "real", ideal, o bonito. O cabelo aceito pela sociedade. Hoje, a maioria da população brasileira tem cabelo cacheado e crespo. Como em  um país tropical, com a população sendo sua maioria negra como o nosso, pode almejar que as mulheres tenham cabelo liso? Felizmente parece que as pessoas estão acordando para isso. O que vemos pelas ruas hoje são belos exemplares de cabelos encaracolados. Não que o preconceito contra o cabelo natural tenha acabado.E nem que a ditadura da chapinha também tenha, mas essa liberdade de usar os cabelos naturais ou cacheados estão com força total. E espero que não seja apenas uma moda. Aliás, acredito que não seja mesmo. O que acontece são que o número de mulheres e homens em busca da liberdade dos cabelos naturais e cacheados tem aumentado.
             E viva os cachos!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário