09/05/2014

E quando o (a) cabeleireiro(a) corta demais?

      Eu não sei vocês, mas quando corto o cabelo é como se tivessem cortando uma parte do meu corpo, literalmente. Como se tivessem cortando uma parte da minha perna  ou do meu braço. Eu sinto tanto, que parece uma dor física. Não gosto de cortar o cabelo. Isso explica um pouco porque ainda não fiz o B.C. Uma vez minha mãe me levou para cortar "só as pontinhas" e a cabeleireira cortou uns 5 dedos. Entrei em pânico! Eu tinha uns 12/ 13 anos. E todos os conhecidos sempre comentavam: "Você cortou o cabelo! Cortou muito dessa vez! Por que você cortou?" Aí sim eu me sentia super "pra baixo".Fiquei meio traumatizada. Anos e anos se passaram e o medo ainda continuou. 

      Mas, enfim...depois que resolvi entrar na transição, tinha para mim que não dava para fazer o B.C. pois não estava preparada
psicologicamente para isso. Mas a raiz vai crescendo e o cabelo vai mudando. Meu cabelo não estava completamente liso, pois estava usando relaxamento com guanidina e não estava fazendo chapinha. Cortei meu cabelo em dezembro de 2013 e adorei, cortei em fevereiro de 2014 e amei, cortei há uma semana ( abril) e odiei! Meu cabelo ficou muito curto. Tirei muitas partes lisas, sim, tirei as pontas que havia descolorido e ficou bom, mas muito curto.Nunca tinha usado o cabelo tão curto assim! Isso me fez pensar no que fazer quando acontece esses desastres. Quando você vai ao salão e pede para cortar só as "pontinhas" e o(a) cabeleireiro(a) empolga e corta mais do que precisa.Dá vontade de chorar! Solução para isso?? Não tem.Porque o cabelo não volta a ficar do tamanho que estava. Tem truques para que você se acostume com o tamanho e aceite-o para que ele cresça novamente.


1- Acessórios: Use e abuse deles. Tiaras, faixas, flores, pentinhos,turbantes, tique-taque, etc. Dê um toque diferente para mudar o visual;
2- Alongamento ( mega-hair): O alongamento é uma solução para quem ficou desesperada e quer voltar ao cabelo comprido urgentemente. Lembrando que quem usa mega tem que ter cuidados especiais e manutenção para que ele não danifique seu couro cabeludo;
3-Tranças: Outra opção para ficar diferente mas exige os mesmos cuidados  que o mega. 
4- Prancha ou chapinha: se o seu cabelo não está tão danificado, você pode usar para disfarçar;
5- Aceite "que dói menos"! Piadas à parte, aceitar faz com que você curta mais o novo corte e criar novos penteados. Talvez não seja fácil, mas será um novo caminho para explorar seu novo "eu".
      Eu estou tentando todas as possibilidades, não me acostumei com o corte novo. Meu cabelo ficou bem cheio, com muito volume. Contando com o fator encolhimento, ficou bem curtinho. Então, vou continuar tentando até que ele cresça. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário