02/05/2014

E quando a própria família discrimina?

    Mais uma vez estou aqui para falar de discriminação. Depois deste episódio do jogador de futebol brasileiro que foi discriminado (chamado de macaco) durante um jogo e as manifestações tomaram as redes sociais, fiquei pensando nisso. E quando acontece dentro de casa?
    Como acompanho vários grupos sobre cabelos cacheados e crespos no Facebook, gosto de ler os posts e relatos dos membros.Sempre aparecem um ou dois por dia de reclamações. Falta de apoio, falta de acompanhamento, a não aceitação da família, falta de motivação, agressão verbal e até física. Um absurdo!
     Sei bem como é isso pois também vivi este drama. Pessoas da família que sempre tem uma dica para alisar seu cabelo, ou um salão novo que abriu e querem te indicar... Comentários sutis ou até mesmo "descarados", momentos constrangedores nas reuniões familiares, piadinhas...por que é tão difícil aceitar? É frustrante e decepcionante quando as pessoas que são da sua família não te apoiam.
     Mas vamos pensar : isso é um problema cultural. Anos e anos da ditadura do cabelo liso. Mães e avós que passaram a vida toda alisando o cabelo e cresceram com essa ideia que o cabelo liso é o cabelo bonito.Não é fácil mudar de ideia. São 40, 50, 60 anos usando químicas. Mas o que também me assusta é a quantidade de homens que aparecem no topo da lista das reclamações. Namorados, marido e até pais são constantemente citados. Maridos que não aprovam, namorados que terminam o namoro, pais que recriminam e ridicularizam filhas. Principalmente após o B.C. ( big chop). A solução? Paciência! Somente isso. Brigar? Não vale a pena. Se estrassar? Muito menos. O que temos que fazer é realmente ter paciência e mostrar para essas pessoas que o cabelo cresce, e que o nosso bem estar é o mais importante. Aconselho você, se está passando por esta situação, respire fundo e pense em você mesma.Na sua autoestima e na sua recompensa quando a sua transição acabar. Mas, JAMAIS aceite a violência. Nunca aceite que alguém te diminua ou humilhe por isso. Violência física nunca, never!!!! Procure seus direitos e  aja racionalmente.
      Cada pessoa é única. Assumir sua identidade através do cabelo não é fácil. Então, cuide-se! Ame-se! O resto vem!

CUIDE-SE!
ACEITE-SE!

AME-SE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário