27/07/2015

Concurso Beleza Negra Contagem / MG


      Depois que me vi envolvida nesse mundo de cabelos , cachos e crespos comecei a me conscientizar de muitas coisas. Comecei a questionar, observar e pesquisar mais sobre o assunto. Eu comecei a reparar nas pessoas e vi que na minha cidade (Contagem, em Minas Gerais), ainda temos muitas mulheres que não assumiram seus blacks ou usam seus cabelos não naturais. Comecei a pensar em como mídia e a sociedade ainda dá mais destaque às mulheres dentro dos "padrões" e me perguntava: o que eu posso fazer para resgatar essa estima destas mulheres que nunca ganham destaque nas mídias? Por que que aqui não temos nada direcionado às mulheres negras? Foi aí que eu tive a ideia de realizar  um concurso que exaltasse a beleza da mulher negra, com requisitos que valorizasse as suas raízes, como por exemplo, ter os cabelos naturalmente cacheados ou crespos. 
     Essa ideia surgiu numa noite em que eu estava publicando na página Soul Cacheada ( acesse a página aqui: https://www.facebook.com/soulcacheada ). A partir desta ideia, conversei com uma querida amiga , Dulce Bravo ( Acesse aqui para saber mais sobre ela:  http://dulcebravo.com.br/) sobre o que ela achava deste plano audacioso. Ela topou na hora, o que me encheu de coragem. Cinco meses depois, fizemos a primeira etapa do Concurso Beleza Negra Contagem, onde das 14 lindas negras selecionadas, 8 foram classificadas para a final. Foi muita correria, muitos compartilhamentos em rede social, fomos atras de muitos contatos, atras de patrocínio, de pessoas disponíveis a nos ajudar e dia 25/07, dia da mulher negra latino-americana e caribenha, fizemos esta seleção. Muitas mulheres lindas que se inscreveram e acreditaram que poderiam!
Pra mim foi muito emocionante! Ver um evento voltado para as mulheres negras, que exaltasse a sua beleza e que mostrasse a elas que elas podem, isso foi algo que me deixou extremamente emocionada. Encerramos somente a primeira etapa. Ainda falta a final, que será dia 15 de agosto. Mas pra mim já foi uma vitória!

E já estou pensando no ano que vem!

Acesse a página do concurso e acompanhe a trajetória: Beleza Negra Contagem: https://www.facebook.com/pages/Beleza-Negra-Contagem/613679462065922


Nenhum comentário:

Postar um comentário