28/07/2015

Dia da Mulher Negra latino-americana e Caribenha




     A data passou ,mas não podemos esquecer deste dia. O dia 25 de julho é uma data muito importante para nós mulheres, principalmente as negras , latinas e caribenhas. Essa data não é só mais uma no calendário. É um dia para lembrarmos das nossas lutas, da nossa desigualdade e de todas as mulheres negras que já lutaram por condições justas de vida e de trabalho. Alguém pode perguntar: mas já tem o dia da mulher, por que tem outra data? Simplesmente porque as mulheres negras, latinas e caribenhas são as que mais sofrem preconceitos e injustiças no mundo. Muitas delas sobrevivem em péssimas condições, ganham salários mais baixos do que os outros profissionais, sustentam famílias sozinhas e sofrem discriminação da sociedade por sua condição social, gênero e cor.
     O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, é mais do que uma data comemorativa; é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. Foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras nesse continente.
     Essas mulheres são guerreiras, são batalhadoras! Não podemos deixar de exaltar o quanto essas mulheres tem se empodeirado nos ultimos anos através das redes sociais, grupos e entidades. Se unindo para combater toda forma de racismo e desigualdade social.
       Esta data deve ser lembrada como símbolo de uma batalha que acontece todo dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário