05/07/2014

Umectação com óleo de cozinha pode???



     Antes de mais nada, vamos relembrar o que é UMECTAÇÃO:

   - Umectação é o ato de umedecer com óleo, repor a oleosidade do cabelo. Com as agressões diárias ( frio, calor, secador, atritos, etc) cabelo acaba perdendo a oleosidade natural, sem contar que o cabelo crespo tem uma maior dificuldade de levar a umidade natural até as pontas, por isso o ressecamento é uma característica do cabelo cacheado e crespo.
      Para reverter este quadro, fazemos a umectação. Ela é indicada para recuperar o brilho, maciez e a oleosidade . Quem tem cabelo oleoso deve evitar este procedimento, ok?!
      Para fazer a umectação devemos sempre usar óleos vegetais, pois são 100% naturais e só trazem benefícios. Os óleos minerais apenas "maqueiam" com brilho, mas não tratam os fios, e no fim das contas eles acabam por impermeabilizar os fios, impedindo que os outros nutrientes sejam absorvidos. Ao comprar óleos nas farmácias, mercados e lojas de cosméticos prestem atenção nos rótulos para se certificar de que o produto que você escolheu não possui óleo mineral, assim como derivados de petrolato, vaselina, parafina e petrolato. Melhor ainda: Leia os rótulos de TODOS os produtos para os cabelos e certifique-se de que esses produtos não estão em suas composições!
      Após saber destas informações, escolha um óleo de acordo com sua necessidade ( veja o post sobre isso aqui: http://soulcacheada.blogspot.com.br/2014/01/umectacao-capilar.html ). E inclua nesta lista o óleo de soja. Sim, o mesmo usado na cozinha! O óleo de soja tem muitas vantagens: é barato, é de origem vegetal, tem vitamina E e ômega 3.A desvantagem do óleo de soja é que de todos os óleos vegetais ele é o que tem o ph mais alto, sendo 8,5, e quanto mais baixo o ph, melhor.
      Você pode ficar um pouco incomodada com o cheiro ( ou não!).Eu já usei mais de uma vez e não achei ruim e achei fácil de aplicar. Ao contrário do que eu imaginava, na hora de retirar também não foi difícil. Já na primeira lavagem ( passo shampoo duas vezes) fez bastante espuma e o cheiro saiu completamente.
      Portanto, se na hora daquele aperto não tiver nenhum óleo para umectação, você pode usar o óleo de soja sem problemas. O resultado é garantido!




11 comentários:

  1. Olá fiz a primeira aplicação e não gostei muito do resultado meu cabelo parece q ficou mais seco as pontas devo passar novamente, será porque meu cabelo está muito resecado?

    ResponderExcluir
  2. Olá fiz a primeira aplicação e não gostei muito do resultado meu cabelo parece q ficou mais seco as pontas devo passar novamente, será porque meu cabelo está muito resecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um outro óleo que atenda as necessidades do seu cabelo. Óleo de amêndoa ou de uva são bons.

      Excluir
    2. Talvez seu cabelo esteja precisando de uma hidratação e não de uma nutrição (umectação)

      Excluir
    3. Talvez o seu cabelo esteja precisando de uma hidratação e não de uma nutrição (umectação)

      Excluir
  3. Eu experimentei e amei o resultado😍😍

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz a experiência e amei o resultado😍😍

    ResponderExcluir
  5. Um dia antes de fazer a minha aplicação com óleo de soja eu peguei no meu cabelo ele estava não ressecado que deu arrepio nas minhas mãos.
    No dia seguinte decidi fazer este banho de óleo nossa outra coisa ficou com a cor natural e não está nada ressecado macio. 😉 claro também passei a mão umas 6 vezes mecha por mecha com aquela paciência mas deu resultado garantido obg

    ResponderExcluir
  6. Nunca usei mas vou fazer o teste

    ResponderExcluir
  7. Faço sempre umectação com Óleo de soja e acho o máximo, minhas pontas ficam divinas!

    ResponderExcluir