18/01/2014

"Por que você não alisa seu cabelo?"



Quem tem o cabelo crespo ou anelado com certeza já ouviu esta frase.
 Eu já ouvi inúmeras vezes! Nossa, que chato!

Em casa, no trabalho, na rua... Isso fazia com que minha auto estima fosse lá para baixo pois me fazia acreditar que eu não era aceita por causa do meu cabelo.
Nosso país ( isso todo mundo já está cansado de saber) é uma mistura de raças e etnias. O cabelo das brasileiras predominantemente é o cabelo anelado. Por influência européia, as mulheres brasileiras criaram um estigma de que cabelo bonito é o cabelo liso.

Aí criou-se a expressão do "cabelo bom", que o cabelo bonito é o cabelo liso e escorrido. Durante anos e anos nós mulheres negras sofremos para deixar os cabelos como nos padrões de beleza estipulados. Pastas para alisar,ferros quentes, produtos agressivos ao couro cabeludo e com cheiros nada agradáveis. Eu mesma fui vitima desses produtos. Quando adolescente, fui ao salão alisar os cabelos e acabei ficando careca de um lado da cabeça, pois meu cabelo caiu todo com toda essa agressividade.

Com o passar do tempo a qualidade dos produtos melhorou, tornando menos agressivos. Os apetrechos usados ficaram mais modernos e alisar os cabelos não ficou tão traumatizante como há 10 anos atrás.

E depois disso você vê que não vale tanto a pena sacrificar seu cabelo só para agradar meia dúzia de pessoas. O cabelo vai ficando fraco e feio de tanta agressividade. E finalmente, quando você quer dar um basta nesta prisão, vem alguém e te pergunta: "Por que você não alisa?" Como se fosse uma obrigação você ter o cabelo liso.

Aí eu respondo: "Porque eu gosto dele do jeito que ele é!"

E não é fácil manter esta afirmação! Quando você vai trabalhar, passear ou está em família, tem a sensação que todos te observam, te olham diferente. Parentes te dando dicas de salões que são "ótimos" para fazer escova, colegas de trabalho que te indicam cremes "milagrosos" para alisar...tem que levar no bom humor para não acabar brigando!

Mas não tem problema, eu gosto de chamar atenção!

Quero meu cabelo livre, que eu possa molhar nos dias quentes, que não me impeça de namorar na chuva, que chame a atenção pelo volume...

Isso me faz sentir bem, sentir leve...
Ter cabelos cacheados é ter liberdade.......




Nenhum comentário:

Postar um comentário