20/01/2014

Uso de vinagre no cabelo


      Em busca de melhores produtos e menos industrializados para agredir menos os fios, sempre estamos pesquisando novos produtos. Um destes produtos é o vinagre.

"A palavra vinagre vem do idioma francês vinaigre que significa vinho azedo. O vinagre é um produto obtido a partir de duas fermentações, sendo a primeira, uma fermentação alcóolica seguida por uma fermentação acética.
Na fermentação alcóolica ocorre a transformação de açúcar em álcool e posteriormente, na fermentação acética, ocorre a transformação desse álcool em ácido acético formando assim o Vinagre."


          (  Fonte: http://www.casteloalimentos.com.br/produto/conteudo/categoria/9/conteudo/oqueevinagre  )

     O vinagre tem sido muito usado nos cabelos para tratar a porosidade e dar brilho. Após processos químicos e falta de hidratação, o cabelo tende a ficar poroso e com as escamas abertas. O vinagre mais indicado é o de maçã. Os vinagres de frutas são antioxidantes e o de maçã ainda contém ácido málico, pectina e sais de potássio.
Mas o vinagre não deve ser usado todos os dias. Cada cabelo reage de uma forma e tem necessidades singulares. 

Como podemos usar o vinagre?

1-  Pode ser usado na última água de enxague do cabelo .Após lavar e passar o condicionador, dilua o vinagre em água fria e use para enxaguar o cabelo.
2- Diluído em água e com um borrifador, jogue nos cabelos na finalização.
3- Misturada com água e mel. Deve haver 10 partes de água para 1 de vinagre e uma ou duas colheres de mel para uma maior hidratação e brilho.
4- Junto com o condicionador;
5- Direto no couro cabeludo antes da lavagem. Passe alguns minutos e massageie com a ponta dos dedos ( não passe a unha).Deixe agir por 15 minutos e depois lave normalmente.

      Mas, atenção! O vinagre não deve ser usado todos os dias. Pode ser usado uma vez por mês, no máximo de 15 em 15 dias. Aí vale aquela regra: tudo o que é demais estraga. É bom não exagerar  no uso para que, ao invés de ajudar, atrapalhar e danificar os cabelos.

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário