20/01/2014

Relaxamento e outras químicas nos cabelos cacheados

     Toda reação causada por algum produto químico usado no cabelo transformando a sua estrutura é chamado de  química. Cabelos de meninas que usam tintura, alisante , relaxamento, permanente, etc, são chamados de cabelos quimicados ( ou com química) e os cabelos que não passaram por nenhum desses processos ( virgens) são chamados de naturais. Quando se usa algum destes produtos químicos no cabelo, é indispensável redobrar os cuidados: muita hidratação, principalmente!
     Na época em que eu era criança, na década de 80, o sonho de toda menina era ter cabelo liso. Então, as
mães alisavam os cabelos das pobres garotas com uma pasta alisante fortíssima. Minha mãe alisou o meu cabelo quando eu tinha mais ou menos 8 anos e, desde então, não fiquei mais sem química. Hoje não aliso mais, só relaxo.Estou começando a minha transição para o cabelo natural! Não tive coragem de fazer o B.C.!  Então, vou cortando aos poucos. Quando uma pessoa resolve largar de vez a química, muitas vezes o B.C. é a única alternativa. Felizmente, meu cabelo já estava mais light, pois não usava o cabelo liso, e sim mais cacheado.
Para manter o cabelo cacheado e saudável, é necessário ter a consciência de que ele precisa de cuidados especiais.

     Para quem usa relaxante, além de cuidados com hidratação, nunca (jamais! ) se deve misturar com outro produto químico ( tintura, por exemplo). Uma coisa que não combina, de forma alguma. Relaxar o cabelo e depois pintar é assinar a sentença de morte do seu cabelo. Quando isso acontece, o cabelo tem a sua estrutura toda danificada e destruída . O cabelo cai ou quebra todo. Fica com aspecto emborrachado ou como plástico queimado.Neste caso, a única solução é cortar tudo e até mesmo raspar! É o que chamamos de corte químico. Para evitar  que isso aconteça, basta seguir algumas dicas:


* Ao relaxar os cabelo, espere pelo menos 20 dias antes de pintar ( e vice-versa);
*Ao fazer alguma química no cabelo, SEMPRE faça ; 24 horas antes, o teste da mecha ( passar um pouco do produto em uma mecha do cabelo, geralmente atrás da orelha, para verificar se você tem alguma alergia ou se o cabelo aceitará bem o produto);
* Procure uma ajuda profissional, não faça em casa se você não tem conhecimento;
* Fazer hidratação antes e depois é fundamental;
* Espere pelo menos 60 dias entre um relaxamento e outro;
*O uso constante de chapinha, escova, babyliss enfraquece o cabelo. Não descuide dele nunca!

        Ficando atenta e colocando em prática estas dicas, seus cabelos agradecem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário